sábado, 24 de novembro de 2012

De como eu resolvi embarcar nessa

        Ontem às 22:42 resolvi dar aquela última olhadinha no face e no email antes de dormir... Aquele vício básico adquirido depois que se compra um iPhone. E na minha cabeça já estava pensando: "Hum... Black Friday!!! PRECISO aproveitar a chance! Ainda tenho tempo! Que que eu vou comprar?!".
        Eu tenho uma lista, sabe... De desejos de consumo. Fica gravada no meu telefone pra estar sempre comigo quando eu lembro de incluir alguma coisa a mais ou tenho a oportunidade de comprar, um item a menos na lista! (Tenho um fetiche com listas... rs). Começou na verdade depois que dei uma geral no meu armário, doei um monte de coisa e lembrei de mais um tanto que eu acho que volta e meia me faz falta. Uns óculos escuros sem zebrinhas no aro (convenhamos, não é fácil combinar aquela coisa), um cinto preto, uma bolsa pra combinar com o vestido bege... Enfim. Só coisas muuuuuito necessárias. Começou assim e se multiplicou muito rápido. É incrível como quando se compra um produto você simplesmente PRECISA da capa, do cabo, do vai-ficar-ótimo-com-essa-blusa, do mas-eu-não-tenho-sapato-pra-usar-com-isso e do tá-com-desconto-viu?!
        Pois meu desejo de consumo ontem, NECESSIDADE criada recentemente, era um recarregador de celular pra carro. Essa semana minha bateria quase acabou várias vezes. Bom, tô trabalhando no Barreiro e todos os dias gasto longas e doces horas no trânsito. Pronto! SETA DOURADA DO CONSUMO criada!!! (Veja mais sobre A SETA aqui). A gente não pensa que lá no posto de sáude tá faltando um monte de coisa: remédio, curativo, aparelho de pressão, receituário, tempo, respeito, compreensão... mas tomada, ahhhhhh... tomada tem! E tem aqui em casa também, ora bolas!!!
        Agora, o que foi que me fez pensar nisso tudo? Foi este link solitário no meio de tanta bobeira compartilhada no face (e que eu fico lá lendo e curtindo). Em geral eu sou uma pessoa que não consome muito e que flerta um pouco com um senso de ecologia, com a redução, a reutilização e a reciclagem. Esse link serviu pra me relembrar disso em meio a uma onda recente e avassaladora de consumismo. Explico: esse mês resolvi ter meu próprio cartão de crédito, cartão ouro, internacional... Sabe? Virar gente grande!? Ter a responsabilidade que se precisa para conseguir administrar um cartão e, de quebra, e o que mais me impulsionou, conseguir vantagens!!! A ideia: pô, eu posso simplesmente fazer os meus gastos usuais no crédito ao invés do débito/dinheiro, porque aí eu vou gastar o mesmo tanto mas vou ganhar milhas!!! Muito simples, muito lógico, muito prático! Só que não. É claro que esse mês teve o fator férias, com todos os seus gastos extras e caprichos, para ultrapassar o valor dos meus "gastos usuais" e estragar todas as minhas pretensões de limite máximo de consumo. Veja lá, não estou falando que estourei o limite do cartão, não sou louca a esse ponto! Só fiquei generosa demais comigo. Então para celebrar essa generosidade, e me redimir, resolvi topar o desafio proposto: NÃO COMPRE NADA ATÉ 2013!!!
         A ideia do desafio é simples: só comprar necessidades. As reais, ok? Não daquele tipo mencionado lá em cima. Você pode comprar alimento, saúde (remédio,etc), ferramentas de trabalho, vestimenta (se você tem só um sapato e ele furou, tá?!) e lazer (daquele não capitalista e construtivo que agrega e alegra as pessoas). Enfim, já prevejo algumas dificuldades nos limites e definições do que é necessário. Mas por isso uma outra ideia: tentar encontrar outras maneiras de consumo! Pegar emprestado, trocar, repensar se é mesmo preciso, fazer você mesmo... Que tal não celebrar o Natal com presentes comprados? Vai ser bem difícil, eu sei... Isso demanda tempo e muita criatividade. Hoje mesmo é niver do meu irmãozinho querido e não comprei presente pra ele ontem, tinha programado comprar hoje. Agora ele se f*&$#@!!! riririr! Brincadeirinha! (Não basta ser irmão, tem que avacalhar!!!) Já tô pensando em alguma alternativa, tá Sachinha?! Bom, e se afinal você não encontrar alternativa ao menos compre em algum lugar que você saiba que vai ajudar alguém mais próximo, alguma comunidade ou a natureza!
        Pretendo usar esse espaço pra relatar as minhas dificuldades, dividir minhas soluções e confessar meus deslizes! Acho que se sair dessa experiência tendo refletido durante 38 dias sobre o que é realmente preciso já vai ser um ganho enorme! Espero que isso vire um hábito!!!

         Um bom sábado para todos!!! Fujam dos shoppings!
        


7 comentários:

  1. AMEI amiga!

    sintonia pura. fiz um curso de teoria crítica dos direitos humanos esta semana e estou fervilhando de pensamentos sobre essa hegemonia da opressão que nos submete, a todo dia, ao consumismo, ao imediatismo, a coisificação das relações e à acumulação.

    e se não dá pra fugir para as montanhas, o jeito mesmo é trazer a montanha pra cá ne?
    como sempre, eu tô contigo e não abro.

    beijo grande amálgama!
    e parabéns pela coragem

    ResponderExcluir
  2. Sorry, baby, mas esta não é uma boa hora. Conversamos de novo depois do Natal, quando eu voltar de NY? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rararar!!! Sabe, uma das listas de compras do meu celular, sim, eu tenho duas (rs), chama: compras em NY ou aqui! Faz o seguinte então, nao traz presente pra mim! Quero que vc tire uma foto e se lembre de mim! Bjos!

      Excluir
    2. sendo assim, xis, apenas para não irritar a pátria do consumismo, pode trazer dois presentes pra mim então! ;)

      Excluir
  3. Ei Nati, bacana seu blog. Você esqueceu seus óculos de novo aqui em casa e também as camisas.
    Beijos e força ai para o desafio.

    ResponderExcluir
  4. Faço das palavras do Xis, as minhas: primeiro eu preciso voltar de NY e, depois, tenho que acabar de arrumar minhas casa! ;)
    Espero que você consiga, isso está bem além dos meus limites... rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir