terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Confissão

           Eu tenho uma confissão a fazer. Não, não é que eu me rendi ao capitalismo e fui assistir à parte dois do vampiros versus lobos (Jacob team!!!), tampouco que eu me coçei toda e quase não resisti ir hoje com a turma ver o baixinho de pé peludo que estreiou essa semana.
           É pior, muito pior...
           Estão preparados?!
           Então, eu só comecei a reciclar efetivamente o lixo aqui de casa nesse mês. Logo eu que fico aí pregando a sustentabilidade desde nem sei quando...  O problema é que fico SÓ pregando/flertando... Na verdade o título desse blog foi para eu me lembrar de quando isso começou a ficar mais real e presente na minha vida, quando participei do projeto de protagonismo juvenil do Pitágoras (nú, já tem 11 anos!). E adivinha em que frente eu fiquei? Na da ecologia. E o nome, nada original, tirado de uma floricultura que vi certa vez no centrão: Quero VerDe Perto. O "D" maiúsculo trouxe a "originalidade" que (se não me engano) não tinha no nome da casa de flores. Rs... E desde então já fui em Congresso de Ecologia, inventei essa estória de Chá de Armário e me torturei por anos seguidos, ao menos uma vez por semana, vendo uma mesma senhorinha lavar o passeio com mangueira de manhã cedo à caminho da faculdade. Se alguma vez eu parei parei pra conversar sobre o que ela achava disso?! Não. Mas tenho diversos projetos de um panfleto educativo sobre consumo de água que um dia eu faria e usaria como desculpa pra puxar a conversa. Igual eu tive projetos de levar para a reunião de condomínio a questão da reciclagem. E quem sabe se um ou outro prédio da rua aderisse também?! Às vezes o quarteirão!!! Uau! Vamos pedir pro vereador do bairro pleitear isso pra gente!!! A verdade é que eu tenho muita criatividade pra planos e projetos e pouca ação...
            Tenho achado que esse é um mal da humanidade... Lembra do: ano que vem eu começo a correr - depois que eu comprar aquele tênis foda que vi outro dia na revista! Depois que as provas passarem eu paro com os chocolates e as besteiras. Preciso de uma George Foreman pra começar a comer melhor! Quando eu terminar o curso>projeto>mestrado>trabalho>doutorado, eu vou arrumar tempo e tudo vai ser diferente!!! No meu caso sempre foi: quando eu tiver a minha casa, eu vou reciclar (e ter uma horta, uma minhocasa, luz solar, reservatório de água de chuva... rs). Mas nos últimos meses andei pensando em ser mais realista com a minha ambição e colocar uma meta a curto prazo. Decidi então que para reciclar eu precisava das latas coloridas; vermelha, verde, azul... Aí chegou num ponto, e a onda do desafio/blog tem tudo a ver com isso, que eu parei e pensei: quer saber? Isso não vai fazer diferença! Vou ficar esperando ter as latas coloridas, o prédio aderir, o caminhão passar na minha porta, a câmara pleitear isso pro bairro!? Eu não!!! Não posso, minha gente!!! O tempo tá passando! A vida tá correndo! O lixo tá acumulando no mundo! O peso! O colesterol! O sedentarismo! A gente tem mais é que começar a correr com o tênis que tem, inventar uma saladinha e trocar o doce pela fruta AGORA! E foi assim que eu encontrei esse link no site da prefeitura falando tudo sobre os pontos de coleta mais próximos de você! E foi assim que a Lucy e a Fê morreram de rir outro dia me vendo parar o carro na esquina, depois do nosso agradável almoço de domingo, e descarregar um monte de sacolas repletas de resíduos recicláveis (melhor essa expressão do que usar "lixo", a linguagem faz toda a diferença! Que nem dizer que essa estória de reciclagem, de ter que lavar as embalagens, separar e levar num ponto de coleta, é muito difícil... Que tal DESAFIADOR?! Percebe?! - com agradecimento especial à Lê que me trouxe esse olhar...). 
            Enfim, deixo vocês com o convite: não deixem os planos para amanhã, comecem hoje!!! Afinal, só faltam 2 dias pro mundo acabar!!! rs 
                                              
                                      Beijos!!!!

P.S.:  o Chá de Armário foi um sucesso!!! Definitivamente vou instaurar um Chá fixo de 6/6 meses. Um obrigada a todas as garotas que participaram, mandando coisinhas e as que vieram!!! Ainda tem muita coisa aqui em casa pra doar, alguém tem sugestão de lugar?! Já meindicaram uma igreja aqui perto, a Cruz Vermelha... Aguardo sugestões e ajuda!!! Inté!
 

Um comentário:

  1. Para quem quer realmente fazer a diferença em sua vida, REALIZAR seus sonhos, mantenha a calma e encontre um Coach.
    Fábio Júnior,
    Coach - 9983-5366

    ResponderExcluir