domingo, 2 de dezembro de 2012

Aprendendo a Reutilizar: aceita um Chá?!

          Essa história toda tá muito difícil... Tô me sentindo uma aleijada. Que tia não se sente uma aleijada de não poder dar um sapatinho de tricô ou um bodyzinho pra sua sobrinha que acabou de nascer?!! Passou niver da Loló, da Rafa e nada... Tenho evitado optar por comprar, ainda que em fontes responsáveis, pequenos produtores, feirininhas e afins. Eu queria mesmo era ter tempo e boas ideias!!! E habilidades! Queria saber tricotar, bordar, pintar, esculpir, cozinhar ou fazer qualquer coisa do tipo...
          Fiquei pensando no que a Daluz me contou outro dia que o pai dela pegava qualquer coisa, pedaço de madeira, ferragem velha e transformava em alguma outra coisa muito útil. Nada era desperdiçado! Ele fazia seus próprios móveis, os brinquedos pras crianças, a mulher costurava (e recosturava) as roupas e pronto! Claro que foi também toda a dificuldade que eles viveram e não desejo uma vida tão desprovida para ninguém. Mas acho que essa minha geração e a próxima precisava de muito menos moleza pra se dispôr a ser mais criativo e colocar mais a mão na massa.
          Engraçada essa história das dificuldades da vida... Quando as dificuldades passam as pessoas podem manter uma tendência a guardar tudo (vai que um dia eu preciso!). Só que agora elas têm recursos e o tudo pode se multiplicar exponencialmente. Minha avó, que sofreu um bocado pra criar 8 filhos na roça, é dessa linha que aproveita de tudo. Mas hoje ela não tem mais esse tipo de necessidade. Virou então uma acumuladora. E os filhos delas aprenderam a acumular com ela. E os netos também... Mas a gente não aprendeu a Reutilizar como ela faz. Não aprendeu toda essa arte e truques de quem criou os filhos em São Sebastião do Maranhão dos anos 40-50. Não aprendeu a doar o tanto que ela doa...
          MAS, a gente tá aí, vivendo não é?! Meu pai ainda não se perdeu no meio da sua bagunça, os livros do meu irmão não páram aqui em casa, sempre emprestados por ai, e eu tirei mais de 6 sacolas de papel e bagulhos dos meus armários pra reciclar e doar! A esperança persiste e tá gritando um pedido de socorro: CHÁ DE ARMÁRIO!!!
          Ouviram?!!
          Quem topa!?
          Pra gente celebrar o nosso Reutilizar de forma aleijada, sem saber costurar, serrar ou martelar!
          Alguma tarde num dos dois próximos finais de semana!? Acho que a Loló e a Rafinha vão arrumar um presente por lá (aí eu me safo dessa!!! rs). No aguardo, tchurma! Um beijo de alegria!!!
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário